Observar, imaginar, desenhar
Sempre tive uma inquietação criativa. Por isso escolhi o design como profissão, pois me permite realizar as três atividades mencionadas no título. Desde a faculdade, compreendi o poder do design quando carrega uma história e uma mensagem. Por isso, me especializei em design de identidade visual. Essa especialidade me permite ouvir histórias, adentrar em diferentes universos, montar quebra-cabeças conceituais e traduzir tudo isso em identidades visuais que representam de forma única cada cliente.
Durante minha jornada, descobri que um design eficaz depende de um bom método. E é isso que quero compartilhar com você.
1. Dig
Conte-me sua história
Nesta fase, fazemos as perguntas certas e ouvimos atentamente, captando o máximo de informações sobre o cliente e seu negócio. Essas informações são como peças de quebra-cabeça que precisam ser encaixadas para formar um conceito. A partir disso, desenvolvemos um texto base que irá guiar o tom de voz da marca.
2. Around
Explorando o território
É a fase de pesquisa e análise do mercado. Como as marcas do mesmo nicho se apresentam? O que seria diferente para o projeto? Quais referências são interessantes? Ao final desta fase, teremos um quadro de referências para apresentar e discutir com o cliente quais os caminhos gráficos mais apropriados a seguir.
3. Deep
Hora de mergulhar
Esta é a fase de desenvolvimento e testagem de ideias, com base no que foi validado nas duas etapas anteriores. Aqui é que desenvolvemos o logotipo, definimos uma paleta cromática, escolhemos as tipografias e começamos a aplicar tudo isso em uma apresentação.
4. Up
Adorável mundo novo
Essa é a hora de recapitular as fases anteriores e apresentar ao cliente como traduzimos toda sua história em conceitos visuais, justificando todas as decisões tomadas nas aplicações com base nas informações coletadas e mostrando as vantagens do novo sistema de identidade visual.
5. Get
Ativos que valem ouro
Após o feedback do cliente e aprovação final do projeto, inicia-se a fase de preparação do Brand Pack, que são os ativos das marca separados para aplicações impressas e digitais. Também é a fase em que elaboramos um manual de marca, para que fique documentado tudo o que foi desenvolvido e as principais recomendações. O projeto então chega à sua conclusão.
Osvalter Urbinati
Somos um time
Design é como uma fogueira onde todos sentam-se em volta de trocam informações, dividem experiências e no final, cria-se um belo projeto. É assim que gosto de me relacionar com os clientes e para melhor atendê-los temos um time de feras.